O que é ser mulher, se não bela?
Epigrafe:
'Eu quero dizer agora o oposto do que eu disse antes,
Eu prefiro ser essa metarmofose ambulante,
Do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo...'
Raul Seixas
'Eu quero dizer agora o oposto do que eu disse antes,
Eu prefiro ser essa metarmofose ambulante,
Do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo...'
Raul Seixas
Somos diferentes em cores, tonalidades de voz, na preferencia por salto alto, sem salto ou por ambos. Somos diferentes na preferência por calça, saia, short ou vestido, ou por todos, a depender do calor, do momento, ou do calor do momento.
Somos diferentes na preferencia por cantar ou ouvir um estilo de música. Se preferimos dançar ou escrever, ser bailarinas ou pintoras, costureiras, donas de casa ou empresárias, mas todas trabalhadoras!
Somos diferentes na preferencia ou não de sermos mães. Somos diferentes nas afinidades, nas amizades, nas medidas, nos cabelos, no andar, no penteado. Se saimos maqueadas todos os dias, ou se preferimos por não!
Se gostamos de roupas mais largas e confortáveis ou se preferimos uma roupa um pouco mais marcada e também confortável. Se queremos colocar batom vermelho, um rosinha básico ou um preto para o dia! Ou sem batom, também está tudo bem!
Podemos achar melhor ir para o bar, tomar uma cervejinha ou um vinho com as amigas, sem querer paquerar naquele dia, ou querendo! Podemos preferir sair com nossos maridos/esposas, namorados (as), amigos (as), familiares em geral, ou ficar em casa e fazer aquela comida maravilhosa, ou comer a comida maravilhosa preparada pelo(a) companheiro(a).
Não somos essa ou aquela, somos todas! Nos permitimos sermos todas!
O que é ser mulher, sem ser complexa, sem virar onça para proteger os filhos, sem virar onça para proteger seus próprios direitos? É ser mulher! Ser mulher é ser quem ela quer ser, seja na cidade, no campo, na política ou na empresa.
É ter o dom de ficar grávida, é ter alterações hormonais que podem nos deixar onças, 'só por isso'.
Nos permitimos ser frágeis, nos permitimos chorar na frente dos outros, nos permitimos ser líderes e também formadoras de opinião!
Somos mulheres! Somos diversidade! Somos belas!
A única coisa que não somos ainda: dotadas de direitos igualitários para atingirmos todos os nossos potenciais.
Ser feminista é lutar pela beleza da diversidade, pelo direito da mulher de estudar/trabalhar fora de casa e receber salários equiparados aos dos homens, pelo direito de ser contratada por sua competência e não ser chantageada a oferecer favores sexuais para conseguir um trabalho, é ter direito de licença maternidade para poder alimentar e educar os futuros povoadores do mundo. É também defender o direito daquela que quer ser mãe e cuidar de casa, porque assim somos: temos diferentes afinidades e potenciais.
Ser mulher é ser bela!
Ser feminista é reconhecer esta beleza que está em todas as mulheres, é lutar pela liberdade e possibilidade de a mulher seguir seu caminho como bem entender.
Comentários
Postar um comentário