The Gender Gap with Alcohol - Mulher e o Aumento do Consumo de Álcool
Mulher e o Aumento do Consumo de Bebida Alcóolica
É notório e louvável que nós mulheres temos conquistado mais espaço em decisões sociais e políticas. Pelo menos teoricamente, conquistamos o direito de igualdade em relação aos homens.
Entretanto, uma diferença que antes nos privilegiava também tem diminuído: mulheres estão consumindo uma quantidade cada vez maior de álcool. Os dados dizem que, nos próximos anos, o consumo desta bebida entre mulheres pode equiparar ao consumo entre os homens.
Mas, e por quê isto é um problema? Soa razoável que a mulher possa ingerir bebida alcóolica quando quiser, assim como homens, não? Sim, soa razoável. O problema é o consumo em excesso... Apesar de termos os mesmos direitos sociais e políticos que os homens tem, nossos organismos funcionam de forma diferente! Hormônios e metabolismo diferem entre homens e mulheres e o consumo excessivo de álcool pode gerar mais problemas para a nossa saúde do que para os homens.
Tentarei explicar, resumidamente:
O organismo das mulheres tende a absorver uma quantidade maior de álcool e o seu metabolismo também é mais lento! Estes são alguns fatores que podem implicar em uma maior susceptibilidade à intoxicação aguda, ou seja, baixa tolerância ao álcool e embreaguês mais rápida, menos tempo e menor quantidade de álcool para se tornar dependente, mais susceptibilidade a deficiências cognitivas causadas pelo álcool, doenças do fígado e até o aumento do risco de câncer de mama tem sido citado. Ou seja, se uma mulher, de mesmo peso e altura que um homem, beber a mesma quantidade de álcool que ele, provável que ela fique mais embreagada e mais rápido (ou seja, níveis de álcool mais altos no sangue).
Além destes pontos ressaltados, a mulher que ingere altas quantidades de bebida alcóolica está mais susceptível à sofrer violência física, psicológica e abuso sexual, segundo pesquisas.
A ocupação da mulher em altos cargos e o engajamento em ambientes de trabalho que são majoritariamente ocupados por homens tem sido associado a um risco aumentado de abuso de álcool. E isto é ruim para nós.
Então meninas e mulheres, há tanta coisa que podemos e devemos nos equiparar. Não precisamos e nem devemos nos equiparar ao consumo de álcool dos homens, porque isto só irá nos prejudicar. Me preocupa adquirimos um hábito tão ruim, e em excesso.
Pesquisas dizem que o uso de uma unidade de álcool por dia pode ser benéfico em nível cardiovascular. Entretanto, outros pesquisadores dizem que isto não é verdade, só que as pesquisas ainda não foram longe o suficiente para acharem os malefícios. Enfim, o último consenso sobre álcool da Organização Mundial de Saúde (OMS) fala que não há níveis seguros de ingesta de álcool nem entre homens e nem entre mulheres. Álcool é uma substância intoxicante!
Por isto, atentem-se à sua saúde! Vamos viver mais e melhor, meninas!
Comentários
Postar um comentário