DRESS CODE



And, what to wear???? Blehhhhh!


Sim, sim, eu sei. É bom saber como os outros irão se vestir em uma ocasião, de modo que você não fique sentindo-se completamente deslocado. É entendível, afinal tendemos querer nos parecer com o outro, para que possamos fazer parte do grupo. É entendível, mas seguir o que os outros fazem, apenas por seguir, muitas vezes é burro!!!!!!!! Vários experimentos de 'Conformidade Social' mostram isso.

Veja o link que fala sobre 'Conformidade Social': http://libertesuamente13.blogspot.co.uk/2016/04/conformidade-social-o-experimento_10.html


Então, este texto é uma provocação para que você possa questionar (a si e aos outros) sobre o porquê de você precisar vestir-se de determinada forma, sobre o porquê de precisar enquadrar-se em determinados padrões.

Claro, há alguns trabalhos em que você precisa vestir-se de determinado modo, até por segurança, ou mesmo para identificação do trabalhador/ estudante, certo?! Mas, fora estes, qual seria o motivo?

Hmmmmm... Uniforme para uniformidade.



A figura acima foi retirada da internet quando 'googlei' sobre 'Dress Code'. E por quê fiz esta pesquisa? Porque foi-me requisitado vestido preto e salto alto para um evento de dia, ao ar livre, e que não seria necessária tanta formalidade. Fiquei feliz? Não mesmo. Para quê usar salto alto para caminhar sobre uma calçada de pedras? Discutível, discutível.

Outra coisa... Se você está com calor, por quê não pode usar bermuda no trabalho? Ou por quê só mulheres podem usar saia? Ou por quê mulhes devem usar saia? Há necessidade de sapato social? Ou você pode calçar o bom e velho tênis, sapatilha, chinelo...

Prezo pelo conforto! Para mim, se você sente-se confortável vestindo-se com um vestido de gala e salto alto (mesmo com os melhores saltos, é difícil conforto) ou com sua calça de cotton e tênis, a escolha deveria ser sua.

  • Churrasco: Vestido? Calça? Salto? Sapatilha? Tênis? Sapato? Cabelo liso? Cabelo natural? Maquiagem? Sem maquiagem? Mostrar tattoo? Não mostrar tattoo? Depilar? Fazer a barba? Cortar o cabelo? Brinco / piercing? Que tal vestir-se de modo que sinta-se bem?
  • Casamento:  Vestido? Calça? Salto? Sapatilha? Tênis? Sapato? Cabelo liso? Cabelo natural? Maquiagem? Sem maquiagem? Mostrar tattoo? Não mostrar tattoo? Depilar? Fazer a barba? Cortar o cabelo? Brinco / piercing? Que tal vestir-se de modo que sinta-se bem?
  • Reunião de trabalho:  Vestido? Calça? Salto? Sapatilha? Tênis? Sapato? Cabelo liso? Cabelo natural? Maquiagem? Sem maquiagem? Mostrar tattoo? Não mostrar tattoo? Depilar? Fazer a barba? Cortar o cabelo? Brinco / piercing? Que tal vestir-se de modo que sinta-se bem?
  • Na minha casa, com amigos: Vestido? Calça? Salto? Sapatilha? Tênis? Sapato? Cabelo liso? Cabelo natural? Maquiagem? Sem maquiagem? Mostrar tattoo? Não mostrar tattoo? Depilar? Fazer a barba? Cortar o cabelo? Brinco / piercing? Que tal vestir-se de modo que sinta-se bem?
  • Casa dos amigos:  Vestido? Calça? Salto? Sapatilha? Tênis? Sapato? Cabelo liso? Cabelo natural? Maquiagem? Sem maquiagem? Mostrar tattoo? Não mostrar tattoo? Depilar? Fazer a barba? Cortar o cabelo? Brinco / piercing? Que tal vestir-se de modo que sinta-se bem? 





Fato: as pessoas julgam você pela aparência, pela simetria, pelas roupas... Julgam você pela qualidade do tecido, pelo estilo da estampa, pela textura da sua pele, pelo buraco na sua calça, pela espinha no seu rosto, pela falta de combinação ou combinação excessiva, pelo babadinho do vestido que não deu certo com o brilhinho da sandália. Hmmm... Cansativo, não é? E infelizmente, com isso, você pode deixar de ser e passar a viver para o que os outros querem que seja.




O que é a boa aparência que tanto falam? Cabelo liso / de preferência louro, roupa engomada, olhos claros, roupa com aquela etiquetinha ou bordadinho minúsculo que valoriza o tecido em 500%? Salto alto, roupa justa, sapato apertado? Terno que não combina com o calor de 35°C e que você precisa então arrebentar de frio com o ar condicionado?

Valorize seu olho castanho, seu olho claro, seu olho melado, seu cabelo enrolado, seu cabelo liso, seu nariz grosso, seu nariz fino, seu nariz mediano, seu nariz 'gigante'; Seu olhar meio de lado, seu olhar vesgo, seu olhar aguçado; seu sorriso desengonçado com barulho de ronco, seu aparelho no dente, seu suspiro pensante, sua calma caliente, sua saia folgada, seu tênis velhinho que te deixa feliz! Desfaça da calça apertada, do salto que causa calo, do decote desconfortável, do eu que não é você.

Seja diverso (a), seja colorida (o), seja monocor! Sejá exótico (a), seja alternativa (o), seja gótico (a), seja clássica (o), seja o que for! Mas seja você!

Esteja de gala! E ainda assim, de pés no chão!





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AND... It is New Year!

As Dádivas do Ócio, de Fato e de Direito!